Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Reportagens

Experiência de professor vale prêmios

    Brasília – Os professores da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª ou 1ª a 5ª séries) já podem socializar as suas experiências com outros profissionais de todo o país, além de concorrer a um prêmio de R$ 5 mil pela segunda edição do Prêmio Professores do Brasil. As inscrições serão abertas em 1º de março e se estendem até 30 de junho.

      Para participar, o professor deve descrever uma atividade vivenciada com seus alunos em 2006 ou que tenha conclusão em 2007. A consistência pedagógica do projeto e a possibilidade de a iniciativa servir de referência na sua área de trabalho em outras escolas do Brasil serão itens de relevantes na escolha dos trabalhos. O objetivo do prêmio é valorizar o professor comprometido com a promoção da aprendizagem e receptivo ao conhecimento nas dimensões física, cognitiva, lingüística, emocional, social e afetiva de seus alunos.

     O Prêmio Professores do Brasil está aberto aos professores da rede pública e de instituições privadas sem fins lucrativos. Os dez melhores classificados no ensino infantil e os dez primeiros do ensino fundamental receberão, cada um, R$ 5 mil, troféu e diploma, além da experiência divulgada na rede de ensino.

     As inscrições podem ser feitas nas secretarias de educação, estaduais ou municipais ou na secretaria executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) nos estados. Na primeira etapa, cada estado selecionará as seis melhores experiências, que passarão para a etapa nacional. O regulamento está na página eletrônica da SEB - Secretaria de Educação Básica <http://portal.mec.gov.br/seb/>

     Em sua primeira edição, o Prêmio recebeu 1.131 inscrições, com 147 concorrendo à fase nacional. As experiências premiadas foram do Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.