Jornal da Educação (ISSN 2237-2164 - Impresso)

Reportagens

“Fraternidade e Amazônia” perpassa atividades pedagógicas

     Joinville – O Planejamento Participativo das atividades a serem desenvolvidas por todos os professores do Colégio dos Santos Anjos neste ano de 2007, teve início em dezembro do ano passado. Há alguns anos, o tema da Campanha da Fraternidade  passou a ser o Tema Gerador de atividades pedagógicas do Colégio, sendo desenvolvido de forma transversal.

     Deste modo, em 2006 sob o tema Fraternidade e Pessoas com Deficiência, foram desenvolvidas dezenas de atividades, pesquisas e ações concretas, visando a inclusão e aceitação dos deficientes no convívio social.

    

 

     Este ano, o tema "FRATERNIDADE E AMAZÔNIA" perpassa projetos interdisciplinares  e já esta sendo trabalho pelos professores desde dezembro de 2006.

     Os professores de Geografia, Ciências, Biologia, Química, Ensino Religioso e os da Educação Infantil e Séries Iniciais receberam a incumbência, durante reunião pedagógica, realizada no dia 12 de dezembro, de preparar a temática para ser discutida pelos professores durante a semana de planejamento participativo, realizada a partir de primeiro de fevereiro deste ano.

     O planejamento feito em conjunto possibilita desenvolver o trabalho dentro da metodologia do VER, JULGAR e AGIR.

     “Através do VER conhecemos a realidade amazônica, como realidade complexa e ameaçada, a Amazônia como um todo, considerando que tudo está interligado e o que acontece num lugar, tem reflexos imediatos no outro”, explicou Adelina Dalmônico Coordenadora Pedagógica, refletindo especialmente sobre a questão ambiental e os perigos da devastação da Floresta Amazônica para a humanidade, que já convive com a eminência do aquecimento global.

     No JULGAR, os professores de Ensino Religioso destacaram o plano amoroso de Deus no ato de criar e organizar o mundo, descritos nos textos bíblicos, evidenciando a ecologia e a ordem do mundo como ambiente e espaço da vida humana e de todos os seres da Terra.

     “Motivados pelo tema estudado e pelo desejo de concretizar uma proposta educacional arraigada em princípios sólidos construído ao longo dos 100 anos de experiência educacional e, ao mesmo tempo, dinâmica e aberta, os professores levantaram pistas de ações concretas –AGIR, projetos, planos de melhorias e atividades diferenciadas que serão desenvolvidas ao longo do ano, envolvendo todos os alunos e professores”, acrescentou a Coordenadora.

                                                    Tarefa de Férias

     Este é o segundo ano, em que o Santos Anjos opta por valorizar os “talentos internos” no momento da preparação da equipe de professores para o ano letivo.
“Em vez de trazermos palestrantes de fora e fazer um curso, optamos por aproveitar o potencial  de nossos professores que pesquisam, planejam e elaboram o planejamento considerando a nossa realidade. Este procedimento facilita nosso trabalho, porque a equipe fica melhor preparada e um professor pode apoiar o outro em todas as situações”, finalizou a Adelina.