Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Reportagens

Escola municipal participa da Rio+20

Joinville - Os alunos da EM Ada Sant’anna da Silveira estão confeccionando um painel de 100m2 que será exposto durante a Cúpula dos Povos, que acontece entre os dias 15 e 23 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. Paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, entre os dias 20 e 22 de junho.
 
 
 

 

A atividade, parte do projeto Escola Pró Rio+20, é coordenada pela professora de ciências, Ana Paula Souza. Além do confeccionar o painel, os alunos participam de varias práticas pedagógicas cujo tema central e discussão são o meio ambiente.
“Nós estabelecemos parceria com o Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense para o Rio+20 e com os artistas plásticos Ana Beatriz Raposo, que utiliza a técnica de fusão de vidros reciclados e Paulo Tajes Lindner, que utiliza a técnica de pintura em lona de caminhão reaproveitada. Ambos estão nos auxiliando na construção do painel”, explica a professora.
O painel está sendo confeccionado em uma base feita de lona de caminhão reaproveitada. Até o fechamento desta edição, a escola ainda procurava parceiro para doar 50m2 de lona, pois havia conseguido somente a metade do material necessário para a confecção do painel, lona doada pela empresa Ciser. 
Antes e durante a confecção do painel, os alunos recebem orientações dos artistas, conhecem suas obras e aprendem a aplicar as técnicas. São utilizados os elementos principais das obras estudadas para elaborar uma releitura em um pedaço da lona, que no final, será costurado para formar o grande paínel.
Os trabalhos seguem até o início de junho e acontecem principalmente nas aulas de artes, mas todas as demais disciplinas estão envolvidas de alguma forma. 
Durante a Feira do Livro, o projeto firmou parceria, também, com a escritora Adriana Kortland, que visitou a escola no dia 20 de abril.
A obra da escritora, Fios da Memória, inspirará o projeto  “fios de memória na construção desse planeta”, a ser desenvolvido com os alunos dos 7° e 8° anos E.
“Afinal também podemos gerar Memórias de Futuro, desde que lembremos que nossa psique não distingue entre passado, presente e futuro (tudo é presente)”, afirmou a própria Adriana. 
“Ao desenvolver essa ação desejamos promover aos sujeitos de nossa unidade escolar que percebam que todos somos contribuintes para um mundo mais sustentável, afinal como já dizia Paulo Freire, ‘o futuro é possibilidade, não pode ser previsto, mas reinventado”, reafirma Ana Paula.
 
Preparando-se para o evento 
 
 
 
A escola vem participando de eventos que tratam de meio ambiente e sustentabilidade desde o início do ano. O objetivo é a preparação para as discussões dos cinco eixos principal da Rio +20.
 O 1º Diálogo Social promovido pelo Comitê Catarinense Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20, realizado no Campi UFSC Joinville, no dia 24 de março, contou com a presença da diretora Silvia Soares Nunes, do supervisor Roberto Floriani, da professora Ana Paula Souza e da aluna Ana Paula Wagner.
 
 
 
Os problemas socioambientais da região e perspectivas sobre a Rio+20 foram o tópico das discussões e a escola expôs trabalhos das séries iniciais sobre meio ambiente e vídeos elaborados pelos alunos e organizou a exposição dos trabalhos do artista plástico Paulo Tajes Lindner, que têm como temática a denúncia dos “cacos”, no que a Mata Atlântica tem se tornado na visão do artista.
A diretora e a professora Ana Paula participarão da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 e da Cúpula dos Povos, de 15 a 23 de junho no Rio.