Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Reportagens

Texto Jornalístico: aprender com a prática

Alunos visitam dependências da RIC Record/Jornal Notícias do dia e conhecem como é o gênero notícia

Os alunos dos 8ºs Anos da Escola Municipal Dr. José Antônio Navarro Lins, de Joinville,  aceitaram o desafio da professora Geane Moreira de "viver para fazer". A proposta era conhecer a rotina de quem lida com a notícia em seu dia-a-dia para depois se aprofundarem nos estudos desse gênero textual e criarem seus próprios textos e vídeos jornalísticos.

Visita a jornal e TV

A primeira etapa do projeto, realizada em julho, foi visitar um dos órgãos de imprensa de Joinville e, pela disponibilidade de horário, o escolhido foi a RIC TV Record que é anexa ao Jornal Notícias do Dia. Os alunos puderem conhecer tanto a redação do Jornal impresso quanto os estúdios onde são gravados o Jornal do Meio-Dia, o programa Tribuna do Povo e as demais dependências técnicas dos veículos de comunicação.

"Além disso, puderam interagir com todos profissionais da TV e entrevistar os jornalistas - exercitando também o gênero entrevista que já haviam trabalhado em sala de aula. Os alunos surpreenderam", comentou.

E acrescentou, "levaram suas câmeras e cadernos de anotações e os repórteres foram disputados pelos grupos de trabalho. A disputa por uma foto ou para gravar entrevista foi grande. A equipe da imprensa, por sinal, atendeu simpaticamente a todos os alunos, respondendo às perguntas de cada um e explicando o passo a passo da confecção de uma reportagem, seja ela para o meio impresso ou em vídeo", registrou a professora.

Após a visita, os alunos criaram textos, utilizando as informações obtidas nas entrevistas e as fotos. Na sala informatizada da escola diagramaram, inserindo as fotos e legendas para as fotos e criando o texto jornalístico, inclusive com lead, da notícia.

Efetivada a reportagem escrita, os alunos passaram à criação de um vídeo jornalístico, aproveitando as imagens da aula passeio. "O formato do vídeo era livre e nesta etapa, os alunos surpreenderam ainda mais. Houve equipe que criou seu vídeo no formato jornal de bancada com direito a previsão do tempo e tudo mais, outros estilo pânico ou jornal do Boris, além dos grupos que optaram por fazer algo no estilo programa ‘Ver mais ou Fátima Bernardes’, destacou a professora Geane.

"É incrível como eles se soltam em frente às câmeras e como o resultado é positivo. Essa geração está familiarizada com as tecnologias. Então, aprender com vídeo, música e fotos, criando materiais do gênero, para eles, não passa de diversão", comentou a professora acrescentando que sempre adota o uso de tecnologias em suas aulas e incentiva os alunos a usá-las, pois aprender fica muito mais divertido e o resultado sempre é muito bom.

Acesso restrito

Please publish modules in offcanvas position.