Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Reportagens

Reciclar e fazer arte

      Joinville - No dia 30 de maio, a EM Profº Oswaldo Cabral realizou uma exposição com o tema Reciclar: Um meio de reaproveitar o lixo produzido no dia-a-dia, com peças confeccionadas pelos seus alunos da 7ª série. A exposição foi resultado do estudo em sala de aula sobre as questões que estão preocupando todo o mundo, como aquecimento global e suas conseqüências para os homens, poluição das águas, erosão do solo, desmatamento, entre outras questões ambientais.

     O objetivo é levar os alunos à plena consciência de que a preservação é essencial. Foram lançados alguns desafios aos alunos como descobrir por que acontecem os furacões, quais as conseqüências da degradação ambiental, para que comecem a desenvolver a consciência e o desenvolvimento sustentável.

     Os alunos foram incentivados a produzir os objetos com materiais reciclados pelas disciplinas de Artes e Geografia, sob a coordenação das professoras Luciana C. V. da Rocha e Solange Schier. Foram trabalhadas as dimensões dos objetos, conscientizando que a reciclagem não serve apenas para decoração, mas que é um recurso importante para a preservação do meio em que vivemos.

     Entre os materiais, foram utilizaram tampas, garrafas plásticas, papéis, caixas e inspirados por obras de Rodin, Victor Brecheret e Élio Oiticica, criaram robôs, televisores, um globo terrestre, maquetes sobre o aquecimento dos pólos e efeito estufa. O isopor não pode ser usado, o produto é altamente nocivo à natureza,  indo contra os propósitos de preservação”, justificou a professora Solange.

     O trabalho desenvolvido pelas professoras visou tirar do papel as questões ambientais e levar para a realidade de cada aluno, mostrando que cada ato, mesmo que pareça simples, afeta o todo.