Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Notícias

Direitos autorais: UBC lança curso, online e gratuito

O curso, desenvolvido em parceria pela UBC e a CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores), é apresentado pela primeira vez em português. Sua versão em inglês já teve mais de 10 mil alunos, em 160 países.

Como artistas, produtores e criadores independentes podem se profissionalizar e gerir seus direitos autorais?

Foi para atender esta demanda que a UBC (União Brasileira de Compositores), em parceria com a CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores) lançou a nova versão do curso “Copyright: História, Cultura, Indústria”.

Ministrado pela educadora e advogada especialista em direitos autorais Marisa Gandelman, o curso online e gratuito traz vídeos, artigos e sugestões de leitura sobre a evolução do mercado de direitos autorais, dos primeiros fonogramas até os novíssimos serviços de streaming. As inscrições podem ser feitas no site: http://www.ubc.org.br/

A expectativa é que novas discussões e interessantes contribuições ao debate surjam com a abordagem do assunto. O ambiente é totalmente interativo e o curso tem duração prevista de quatro semanas — mas o ritmo, no final das contas, será ditado por cada um.

O curso está hospedado na plataforma FutureLearn, uma das mais renomadas em aprendizagem à distância no mundo todo

Para a educadora responsável pelo projeto, Marisa Gandelman, “se você é do mercado, o curso o ajudará a entender historicamente que as leis são fruto de processos sociais e que a própria compreensão da necessidade de remunerar aos autores por suas obras não é rígida, muito pelo contrário, sofreu inúmeras transformações.

Se é apenas uma pessoa curiosa pelo tema do copyright, será interessante descobrir que as coisas que consumimos na internet não caíram do céu pela obra de Deus; são o resultado de um trabalho duro por parte dos autores, que merecem e precisam ser pagos por isso”, explica Marisa.

Please publish modules in offcanvas position.