Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Notícias

Artista reproduz expressões do público no cartaz temático do Festival de Dança

Edson Busch Machado: “Estamos todos nós lá na plateia, pintados de tietes das artes e da dança”.
Edson Busch Machado: “Estamos todos nós lá na plateia, pintados de tietes das artes e da dança”.

 

Em “Respeitável Público”, Edson Busch Machado homenageia quem é a razão dos espetáculos e criações artísticas. 

A cada edição, um artista convidado pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, cria uma obra de arte para o evento. Para a 36ª edição, Edson Busch Machado criou “Respeitável Público”, homenageando quem é a razão dos espetáculos e criações artísticas.

Diferente da maioria dos cartazes de dança, que recriam os movimentos dos bailarinos no palco, a obra é uma representação gráfica do comportamento das pessoas ao assistirem o espetáculo cênico.

São rostos com diferentes expressões – admiração, respeito, orgulho, aclamação e exaltação – a bailarinas e bailarinos que se apresentam no Festival.

Do ponto de vista da ribalta (frente do palco onde ficam os refletores) o artista plástico pinta os retratos ao som da música, transportando-se para a coreografia.

Exposição do Joinvilense

Uma coleção de 20 telas que mostram os estudos para desenvolvimento de “Respeitável Público”, como uma espécie de gênese do cartaz, fará parte da exposição assinada pelo Edson Busch Machado, aberta ao público durante a programação do evento.

O artista Edson Busch Machado é pintor, desenhista, ilustrador, escultor, curador e já foi presidente da Fundação Cultural de Joinville, no período em que a Instituição participava diretamente da organização do evento. Realizou mais de 300 exposições no Brasil e em 13 países. Atualmente, é vice-presidente do Instituto Internacional Juarez Machado.

Please publish modules in offcanvas position.