Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Reportagens
Planejamento Anual

Sarauzinho# lança documentário e estende apresentações a escolas do Norte e Alto Vale em 2020

 

Projeto realizado há seis anos leva o chorinho brasileiro, de forma gratuita, a crianças do ensino fundamental

Confira o vídeo da primeira edição: https://www.youtube.com/watch?v=BjRFdyo-O1A

Joinville - O Sarauzinho# está começando 2020 repleto de novidades. As atividades começam no próximo dia 6 de março, às 20 horas, no Sesc Joinville, com o lançamento do “Sarau# nas Escolas – o documentário do Sarauzinho#”. O filme mostra como é projeto que desde 2014 leva o chorinho brasileiro às crianças de ensino fundamental das escolas de Joinville e região.
No dia 10 de março tem início a circulação por escolas públicas do Norte e Alto Vale do Itajaí – uma série de apresentações gratuitas e pré-agendadas, realizadas até outubro deste ano.

“Sarau# nas Escolas

O documentário do Sarauzinho#” é uma produção da Mídia Quatro Filmes e marca o encerramento da 3º edição do Sarau# nas Escolas, realizada em 2018 e 2019 em Joinville e viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, e com o patrocínio da Fremax e da Pamplona Iluminação (de Blumenau).
Após a exibição será realizada uma roda de conversa com os integrantes do projeto, possibilitando ainda mais interação com o público. Depois do lançamento, o vídeo estará disponível no canal da Sarau# Produções no Youtube.
Já o projeto de circulação do Sarauzinho# por Santa Catarina contará com 16 apresentações em escolas públicas de oito municípios: Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Barra do Sul, Massaranduba, Pomerode, Schroeder e Guaramirim.
Ele é realizado pelo governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Artes – edição 2019.
Em ambos os projetos a produção é da Sarau# Produções e da Agência Cultural AqueleTrio, com o apoio da Mídia Quatro Filmes, Univille e C.E.M. - Centro de Estudos Musicais.
O Sarauzinho# (como também é chamado o Sarau# nas Escolas) leva o chorinho brasileiro a crianças entre 6 e 10 anos de idade, de escolas públicas e privadas, contribuindo para que elas conheçam e apreciem a música instrumental brasileira de qualidade.
Desde 2014, quando foi iniciado, o projeto já chegou a mais de seis mil estudantes, a maior parte de escolas da rede pública.
As apresentações são ao vivo, realizadas de forma lúdica pelo Sarau# Trio, grupo composto pelos músicos Cláudio Moraes (sax/flauta), Marisa Toledo (piano) e Rafael Vieira (bateria e percussão), de Joinville, e que tem como foco o incentivo às iniciativas musicais autênticas nas reinterpretações da música brasileira.
Roteiro, direção cênica e atuação são de Ângela Finardi. A presença de Joaquim, um boneco de espuma criado por Muriel Szym é um diferencial.
Cadeirante e espirituoso, Joaquim interage com a criançada e, brincando, contribui para o protagonismo da pessoa com deficiência em diversos setores da sociedade e para a inclusão social. Todo o grupo conta com figurinos exclusivos de Caren Negrelli.
No repertório estão músicas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Hamilton de Holanda, entre outros compositores.
Durante a apresentação, os alunos conhecem um pouco mais do Choro, um estilo instrumental que surgiu no Brasil no século 19 e se caracteriza pela execução extremamente elaborada.
O Choro é considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

Confira a programação:

Lançamento do “Sarau# nas Escolas - o documentário do Sarauzinho#”
Data: 6 de março, às 20 horas
Local: Sesc Joinville – Entrada gratuita

Sarauzinho# 2020 - Circulação
10 de março – Campo Alegre – EMEB Maria José Duarte S. Bernardes
28 de abril – São Bento do Sul – EBM Dalmir Pedro Cubas
26 de maio – Rio Negrinho – EEB Profª Marta Tavares
23 de junho – Barra do Sul – EM Manoel Henrique Borges
07 de julho – Massaranduba – EMEF Profª Araci Duarte
18 de agosto – Pomerode – EEBM Prof. Curt Brandes
22 de setembro – Schroeder – EM Prof. Santos Tomaselli
20 de outubro – Guaramirim – EEF Almirante Tamandaré


Músicos e participantes:

1) Cláudio Moraes - flauta transversa e saxofones
2) Marisa Toledo – piano
3) Rafael Vieira – bateria e percussão
4) Angela Finardi ‐ roteiro, direção e atuação

Contato: Marisa Toledo
Produtora do Sarau#
(47) 9 9994-2984
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
@SarausBrasileiros - Facebook, Instagram, Youtube e Blogspot