Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Reportagens

A fila anda!!

A fila do mercado de trabalho anda! E anda muito rapidamente. Por esta razão, quem está concluindo o Ensino Médio, antes de iniciar a etapa final da escolha do curso superior ou o caminho profissional, deve perguntar a si mesmo Onde Quero estar daqui a cinco anos?


 

O passo seguinte, é visitar as páginas das universidades na internet conhecendo detalhes como a grade currícular para saber quais disciplinas vai estudar durante a faculdade para evitar surpresas desagradáveis ou desistir do curso de Biologia por causa das aulas de Cálculos, Física, Química, Matemática ou Botânica.
E, se possível, visitar a sede física conhecendo a estrutura,  os laboratórios e, principalmente, a biblioteca e os professores da instituição na qual pretende estudar. 

 

                “Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha;

                não é uma coisa que se espera, mas que se busca.”
                (William Jennings Bryan)  


Em seguida, converse com profissionais que já atuam na área e visite empresas que oferecem vagas para o estagiários da área, trainee e para o profissional formado.
A escolha do curso superior está diretamente ligada ao processo de construção da identidade pessoal. Escolhas que afetam o futuro sempre são difíceis.
E por esta razão, é preciso levar em consideração suas preferências pessoais, pois quem estuda e trabalha com o que gosta, não trabalha, se diverte e ganha dinheiro para se diverter. Quer coisa melhor para você??
Assim como todas as decisões que interferem no futuro pessoal e profissional, a escolha do curso superior precisa ser avaliada cuidadosamente.
Independente do curso a seguir, o estudante universitário deve gostar de estudar, ler e precisa estar disposto a construir sozinho seu conhecimento seja na biblioteca, em casa, nos finais de semana e, obviamente na sala de aula e com o professor, sem o professor e apesar do professor.

 

 

Acesso restrito

Please publish modules in offcanvas position.